NORMA ABNT SOBRE OBRAS

REFORMAS NAS UNIDADES

Caros moradores,
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou uma nova norma que diz respeito a todas as edificações brasileiras. A norma 16 280 entra em vigor em 18/04/2014. De acordo com ela:

• Toda alteração estrutural dentro das unidades, como quebra de paredes, troca de pisos, instalação de ar-condicionado ou banheiras, envidraçamento de sacadas, etc., deverá ser comunicada e aprovada pelo síndico.

• Antes de executar a obra, o morador deve enviar ao síndico uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)assinada por um engenheiro ou arquiteto explicando detalhadamente o que será feito.

• Alterações simples como pintura, que não mexam na parte estrutural da edificação, devem ser apenas comunicadas ao síndico.

• A ideia do novo regramento é preservar a segurança de todos os moradores, além de melhorar a durabilidade e a qualidade da edificação.

DSCF2066
DSCF2069
DSCF2108
DSCF2109
casacata1
cascata
entrada
hall
Últimas notícias de economia, política, carros, emprego, educação, ciência, saúde, cultura do Brasil e do mundo. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.
  • Acidente de trânsito deixa mulher, homem e bebê feridos na BR-104, em Maceió
    De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram atropeladas por uma moto. Um acidente de trânsito deixou uma mulher, um homem e um bebê de apenas 3 meses feridos na BR-104, em Maceió. A ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram atropeladas por uma moto. O homem de 56 anos sofreu um corte na cabeça e membro inferior direito. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, parte alta da capital. A mulher, 19 anos, teve escoriações no membro superior esquerdo e também nos membros inferiores. Já o bebê ficou ferido na cabeça. Os dois foram levados de ambulância para o Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche. Veja mais notícias da região no G1 Alagoas
  • Homem é perseguido e morto com tiro nas costas na Zona Sul de Manaus
    Vítima chegou a ser levada para SPA, mas não resistiu ao ferimento de arma de fogo. Um homem de 21 anos foi morto com um tiro nas costas no bairro Raiz, Zona Sul de Manaus, na segunda-feira (18), após ser perseguido por três homens em uma rua. De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), ele estava em uma rua, por volta das 19h, quando três homens chegaram em um carro preto. Dois deles desceram e foram na direção da vítima. “O homem ainda correu por algumas ruas. Os atiradores o perseguiram. Na rua Nova, ele foi baleado com um tiro nas costas. Ainda o levaram para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul, mas ele não resistiu”, disse um investigador da DEHS que preferiu não se identificar. O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A DEHS deve investigar o caso, para descobrir a motivação do crime e quem teria atirado contra a vítima.
  • Polícia apreende 11 quilos de cocaína escondida em buraco de dois metros em Cosmópolis

    Homem de 32 anos foi preso por tráfico e é suspeito de distribuir drogas em cidades da região. Polícia prende suspeito de tráfico de drogas em Cosmópolis Um homem de 32 anos foi preso suspeito de tráfico de drogas na noite desta segunda-feira (18) em Cosmópolis (SP). Ele estava foragido e é suspeito de distribuir drogas em várias cidades da região. Mais de 11 quilos de cocaína foram apreendidos na casa do suspeito. Segundo a Polícia Militar, o rapaz foi localizado em uma casa no bairro Paineiras. No local, foram encontrados nove tabletes de cocaína, somando 11,7 quilos, 82 gramas de maconha, um revólver calibre 95, cerca de R$ 9 mil em dinheiro e aparelhos celulares, além de produtos usados na mistura da droga. Cocaína estava escondida em buraco de 2 metros em Cosmópolis Gazeta de Cosmópolis/Reprodução EPTV A cocaína estava escondida em um buraco de dois metros de profundidade, dentro de um dos cômodos da casa. O suspeito, que estava foragido da cidade de Pacaembu (SP), foi preso em flagrante e levado para a delegacia da cidade. Ainda segundo a polícia, além do tráfico de drogas, o homem vai responder por posse ilegal de arma de fogo e uso de documentos falsos. Mais de 11 quilos de cocaína foram apreendidos em Cosmópolis Gazeta de Cosmópolis/Reprodução EPTV Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba